terça-feira, 9 de novembro de 2010

NASCIDO "EM" OU "COM" PECADO?

Um dos textos que é usado para se defender que já nascemos com pecado, e, por isso, somos pecadores, é o Salmo 51:5. Era este mesmo versículo que o famoso e teólogo Agostinho usava para apoiar a sua ideia de que a raça humana é depravada como resultado do pecado de Adão, que se foi transmitindo de pessoa para pessoa, pelo que mesmo os infantes que não forem baptizados são culpados e não herdam as bênçãos dos céus.
Em relação ao texto supra citado a tradução de João Ferreira de Almeida diz: “Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe”. A Versão da Imprensa Bíblica Brasileira traduz: “Eis que eu nasci em iniquidade, e em pecado me concebeu minha mãe”. A edição da Sociedade Bíblica de Portugal em português corrente escreve: “Na verdade, sou mau desde que nasci; sou pecador desde o ventre da minha mãe”. Por fim, a Bíblia do Homem enfatiza: “Sei que sou pecador desde que nasci, sim, desde que me concebeu minha mãe”. As duas últimas versões procuram realçar a natureza pecaminosa do ser humano desde a sua concepção. Dão a ideia de que no momento da fecundação já a pessoa é má ou pecadora, desde o momento da sua existência adquire um “gene” qualquer que o marca para sempre. As duas primeiras versões já dão outra ideia ao utilizarem a preposição “em”. Só falta saber em que sentido se usa esta preposição. Em hebraico a preposição be tem três significados: em; junto; com. Os conceitos que o Léxico apresenta em relação à tradução “com” nunca inferem algo inato. Mas quando a preposição é traduzida por “em”, ela transmite um estado ou condição, quer seja material ou mental, na qual ocorre uma acção. Desta forma, o salmista está consciente que quando foi formado já havia um estado de iniquidade e nasceu num ambiente de pecado.
O estudioso do Antigo Testamento Mowinckel afirma que o autor sabe que “desde o seu nascimento está manchado com pecado”, mas mais adiante já diz que esta frase “não implica qualquer doutrina de «pecado original»”. No entanto, o que ele quer dizer é que o ser humano começa a pecar, ainda que inconscientemente, desde o seu nascimento numa ou noutra coisa (The Psalms in Israel’s Worship II, 14). Mas esta interpretação contradiz os versículos anteriores, onde o salmista claramente afirma que pecou contra o Senhor e que conhece as suas transgressões. Afinal ele tem consciência do que fez. Entretanto, ele reflecte que todo o ambiente à sua volta, desde o seu nascimento, é um ambiente de pecado. Ele descreve o estado da humanidade em geral.
É evidente que a questão que se coloca é sobre a culpa. Como é que o ser humano se torna culpado diante de Deus? Se ele já nasce com a marca do pecado ou se já está geneticamente fadado ao pecado, como poderá ele ser culpado diante de Deus? Já no tempo dos profetas Jeremias e Ezequiel havia o conceito de que os filhos recebiam a culpa dos pais, mas eles foram categóricos em dizer que tal conceito estava errado. “Vivo eu, diz o Senhor Jeová, que nunca mais direis este provérbio em Israel… a alma que pecar, essa morrerá” (Ez. 18:2-3); “cada um morrerá pela sua iniquidade” (Jer. 31:30). De acordo com as Sagradas Escrituras, “o homem é culpado perante Deus por causa do seu pecado pessoal, não porque herdou uma culpa estranha que remonte ao primeiro homem e à primeira mulher” (Dale Moody, The Word of Truth, 289).

Sem comentários:

Enviar um comentário